FAQ do TrendsBR

Atualizada em 8.9.2024

CONTEÚDO

1. O que é o TrendsBR?

2. Como posso acessar o TrendsBR?

3. Como o TrendsBR identifica quais os posts e hashtags que estão decolando?

3.1. Isso quer dizer que o Mastodon tem algoritmo?

4. Como o TrendsBR classifica os posts a serem exibidos?

5. O TrendsBR usa curadoria manual?

5.1 Como fazer para um post meu ser mencionado pelo Trends?

5.2 Quantas instâncias brasileiras são consultadas pelo robô do @TrendsBR?

6. Há planos de automatizar a publicação, removendo a curadoria manual?

7. Como fica a privacidade dos usuários?

7.1 Eu posso me auto-excluir da possibilidade de ser divulgado pelo TrendsBR?

8. Como posso criar um bot similar ao do TrendsBR?

9. Como posso entrar em contato com o autor e admin do TrendsBR?


1. O que é o TrendsBR?

TrendsBR é um serviço on-line que divulga os posts e hashtags que estão decolando nas instâncias brasileiras do Mastodon.

2. Como posso acessar o TrendsBR?

De duas formas:

3. Como o TrendsBR identifica quais os posts e hashtags que estão decolando?

As instâncias usam um recurso chamado Trends para publicar quais os posts e tags que estão em destaque nas suas timelines. O TrendsBR usa um bot para consultar periodicamente um conjunto de servidores de instâncias brasileiras do Mastodon, de modo a obter de cada uma delas as suas listas de trending posts e de trending tags.

O serviço de trending é disponibilizado em instâncias publicamente acessíveis, preserva as configurações de privacidade dos posts (o bot só considera posts que estejam visíveis até mesmo para usuários não autenticados), e faz parte da API do Mastodon.

3.1. Isso quer dizer que o Mastodon tem algoritmo?

Quanto à ordem dos posts na timeline exibida aos usuários, o Mastodon segue apenas a sequência cronológica dos posts e reposts.

A atribuição de scores baseados na interação dos usuários com o conteúdo se aplica apenas ao serviço de Trends, que é de uso opcional e não faz parte das timelines.

Quanto ao TrendsBR, a curadoria - incluindo a escolha e a descrição do conteúdo publicado - é manual a partir dos resultados de Trends das instâncias, conforme detalhamento em pergunta abaixo.

4. Como o TrendsBR classifica os posts a serem exibidos?

O bot do TrendsBR procura quais os posts que aparecem na lista de trends de mais instâncias diferentes, e aí atribui um score a eles com base no número de reposts (boosts), likes e respostas que ele recebeu, bem como no idioma em que foi postado.

No caso das tags, o processo é similar, mas o score é baseado apenas no número de instâncias em que elas aparecem, e em quantas pessoas publicaram posts com ela.

5. O TrendsBR usa curadoria manual?

Sim, as listagens produzidas pelo bot, contendo os posts e tags em destaque na instância, são periodicamente analisadas – dando preferência aos posts que estão no topo da fila gerada automaticamente a partir do score – para publicar o conteúdo mais interessante, considerando também fatores como privacidade dos envolvidos, termos de uso das instâncias, variação temática e de origem, contexto em relação a temas em evidência no dia, etc.

Naturalmente, por ser um processo manual, a curadoria envolve a subjetividade de quem a pratica, e assim está sujeita ao meu julgamento editorial pessoal do que são assuntos apropriados e inapropriados para repercussão, envolvendo questões como privacidade, legalidade, gosto, calão, público-alvo identificado, entre outros.

5.1 Como fazer para um post meu ser mencionado pelo Trends?

Embora o processo varie (veja a questão 5), de modo geral os posts são destacados automaticamente para seleção pela curadoria a partir do momento em que eles hitam no engajamento em mais do que uma instância brasileira simultaneamente.

No protocolo do Mastodon, os posts que hitam aparecem na URL “/explore” de cada instância, como nos exemplos abaixo:

O robô consulta apenas instâncias brasileiras (19 delas, em setembro de 2024), mas os posts hitando nelas podem ser de outras instâncias, inclusive de instâncias internacionais, ou mesmo de instâncias de outros serviços federados que não sejam o Mastodon – as instâncias brasileiras os incluem na lista de hits se vários usuários delas engajarem num intervalo de algumas horas.

Além disso, só são destacados automaticamente pelo robô os posts cujo idioma esteja configurado para Português, e que tenham sido publicados por contas abertas e que autorizem inclusão no serviço de Trends das instâncias (ver pergunta 7.1).

5.2 Quantas instâncias brasileiras são consultadas pelo robô do @TrendsBR?

No momento em que escrevo esta resposta, o robô consulta regularmente 19 instâncias brasileiras, e tem outras 9 cadastradas mas que não são regularmente consultadas porque ainda não publicam seus trends.

Ao divulgar a sua lista de posts que estão hitando, cada instância dá um voto para esses posts - e a curadoria dá atenção especial aos posts que recebem votos de várias instâncias.

Para conhecer instâncias brasileiras, visite a minha lista e a lista do Santiago.

6. Há planos de automatizar a publicação, removendo a curadoria manual?

Neste momento não há, mas o serviço é novo e essa decisão ainda pode mudar, caso sejam percebidos padrões automatizáveis que preservem as mesmas salvaguardas e critérios mencionados na resposta sobre a curadoria manual.

7. Como fica a privacidade dos usuários?

O TrendsBR obtém suas listagens de trending posts usando apenas o serviço de Trends que as instâncias oferecem a usuários não-autenticados (como neste exemplo), para evitar divulgar inadvertidamente algum post que estaria disponível apenas para seguidores, ou com outra forma de restrição configurada pelo usuário quanto à visibilidade do conteúdo publicado.

Mesmo assim, caso algum post (seu ou de outra pessoa) divulgado pelo TrendsBR viole a sua privacidade, solicite via contato com o admin @augustocc@social.br-linux.org (no Mastodon) e a divulgação será editada ou removida com a máxima presteza possível.

7.1 Eu posso me auto-excluir da possibilidade de ser divulgado pelo TrendsBR?

Sim! Como o TrendsBR obtém suas listagens de trending posts usando apenas o serviço de Trends que as próprias instâncias oferecem, a forma prevista no Mastodon para se auto-excluir do serviço de Trends é desativar, na aba "Privacidade e Alcance" do seu perfil, a opção "Destacar perfil e publicações nos algoritmos de descoberta", que é a autorização para as instâncias divulgarem publicamente os seus posts quando eles se tornam populares.

Como essa opção aparece pré-preenchida para muitos usuários, a partir de 10.8.2024 o TrendsBR passa a ignorar caso uma instância divulgue em seus trends um post de um usuário que tenha o perfil trancado. Ou seja, para ficar isento da possibilidade de ter um post mencionado pelo TrendsBR, a forma prevista pelo Mastodon é desativar a opção indicada pela seta 1 da imagem abaixo, mas também deixaremos de divulgar o seu post caso a sua instância o recomende a nós mas você tiver desativado a opção da seta 2 da imagem abaixo:

Aba de Privacidade e Alcance da
configuração de perfil do Mastodon, com duas setas apontando para as opções
de destaque nos algoritmos de descoberta e de trancar a conta
Print de tela mostrando a aba de Privacidade e Alcance da configuração de perfil do Mastodon, com duas setas apontando para as opções de destaque nos algoritmos de descoberta e de trancar a conta

Caso você não tenha como (ou não deseje) realizar a alteração de configuração acima, pode também solicitar a exclusão de posts já publicados, ou uma remoção de futuras menções a posts seus - entre em contato conforme mencionado na questão 7, e atenderei com a brevidade que for possível.


8. Como posso criar um bot similar ao do TrendsBR?

Nota: publiquei um artigo introdutório sobre o assunto, incluindo um trecho de código sob licença livre, em: Programando bots para o Mastodon.

Obter via programação os dados publicamente disponíveis nas instâncias do Mastodon não é muito complexo. Por exemplo, tendo o curl e o gron instalados, o código abaixo, que pode ser digitado diretamente em uma shell, lista quantas vezes a tag #musiquinta foi vista na instância do BR-Linux nos últimos dias.

curl -s "https://social.br-linux.org/api/v1/tags/musiquinta" | gron | grep -E 'uses'

A documentação oficial do Mastodon inclui uma introdução à sua API (siga na barra lateral do site, a partir deste link), e ao dominá-la você poderá ampliar a complexidade do que obtém ou envia às instâncias. Verifique também se não há uma biblioteca pronta e atualizada para facilitar o uso na sua linguagem preferida!

Veja também: Blambers.

9. Como posso entrar em contato com o autor e admin do TrendsBR?

Entre em contato mandando uma mensagem para @augustocc@social.br-linux.org (no Mastodon), informando qual o seu interesse ou intenção.


Fim da FAQ do TrendsBR